Em 1997, Zia Chishti e Kelsey Wirth, dois estudantes da Universidade de Stanford, baseados nos princípios de Kesling, pensaram em fazer pequenos movimentos dentários progressivamente através de uma série de alinhadores de poliuretano removíveis, com a ajuda da ciência da computação. Em agosto, eles receberam US $ 2,2 milhões em financiamento e fundaram a Align Techonology, Inc. (Santa Clara, Califórnia).
Em setembro de 1998, eles receberam autorização da American Dental Federation (FDA) para comercializar o sistema. Eles tinham 25 funcionários, 100 pacientes em tratamento e tinham a capacidade de tratar novos pacientes por dia.
Não foi até 1999, quando o sistema Invisalign® foi introduzido em uma reunião de ortodontista e sua distribuição começou em julho nos Estados Unidos (EUA).
A primeira publicação científica data do ano 2000, coincidindo com sua primeira campanha publicitária nacional para o consumidor.
A Align abriu suas operações na Costa Rica em 2001. Atualmente, possui mais de 2.000 funcionários em seus edifícios no Global Park e Ultra Park.
No verão de 2001, o Invisalign é introduzido na Europa, lançando a primeira fase de sua expansão internacional. No final de 2001, a Align já havia fabricado um milhão de alinhadores. A oferta pública inicial é lançada na Nasdaq (ALGN).
Em 2002, o Invisalign foi lançado no mercado de dentistas em geral. No final do ano, introduz a fabricação usando tomografia computadorizada (TC).
Em 2003, a faculdade de odontologia da Universidade de Nova York (NYU) incluiu o Invisalign em sua agenda. Em setembro do mesmo ano, ele mudou a fabricação dos alinhadores para Juarez.
Em 2005, a Align aterra no Japão e introduz o Invisalign Express (não disponível na Espanha), uma alternativa a um preço mais baixo para tratamentos mais simples. Em setembro, eles já haviam fabricado 15 milhões de alinhadores.
Em 2006, o primeiro livro sobre Invisalign foi publicado.
Em 2007, a Align estabeleceu empresas colaboradoras para distribuição na Ásia e na América Latina. Em outubro, atingiram 30 milhões de alinhadores, em novembro lançaram os retentores Vivera® e em dezembro obtiveram 1 bilhão de dólares em benefícios acumulados (US $ 1 bilhão em receita líquida acumulada).
Em 2008, a Align lançou duas novas opções de tratamento: Invisalign Teen para tratamento em adolescentes e Invisalign Assist (não disponível na Espanha), com suporte adicional para médicos.
Em abril de 2009, o 1 milhão de pacientes foi tratado. Em setembro, o Invisalign 1.5 aparece com os recursos do SmartForce.
Em março de 2010, a Align apresenta o Invisalign Lite no mercado internacional. Em agosto, lança o maior conjunto de novos recursos até o momento, o Invisalign G3. Nesse mesmo ano, ele adicionou um distribuidor para pequenos países da Europa, Oriente Médio e África.
Em 2011, a Align adquiriu a Cadent Holdings, Inc., empresa proprietária do scanner intraoral iTero ™ e dos sistemas iOC ™ e OrthoCAD. Em maio, o Align é introduzido na República da China. O Invisalign G4 é lançado no final do ano.
Em 2012, o Invisalign Express 5 aparece (não disponível na Espanha). Em novembro, chega a 2 milhões de pacientes.
Um novo material para os alinhadores, o SmartTrack, é lançado em 2013, juntamente com o novo iTero ™, que inclui o software Invisalign Outcome Simulator. Em maio, adquiro o distribuidor da Ásia-Pacífico.
Em 2014 lança o Invisalign G5, um conjunto de novos recursos para o tratamento de sobremordida, junto com o novo ClinCheck Pro. Align lança um piloto na Espanha para terceirizar o treinamento. Continue com sua política de compras de distribuidores, neste caso, EMEA.
Em 2015, é a vez do Invisalign G6, uma nova solução para o tratamento de extrações de primeiros pré-molares com ancoragem máxima. Em março, o anúncio do novo iTero ™ Element coincide com o terceiro milhão de pacientes tratados.
Em fevereiro de 2016, continua sua expansão agora chegando à Índia.
Em julho de 2016, a Align Technology compra 19% do Smile Direct Club e se torna o fornecedor de materiais (EX30) dessa empresa, entrando no mercado de sistemas ortodônticos do tipo “faça você mesmo” em casa.
Em setembro de 2016, o número de pacientes 4 milhões é atingido.
Em outubro de 2016, são introduzidas as trocas semanais de alinhadores (desgaste de uma semana) e o Invisalign G7, um conjunto de recursos para melhorar o acabamento e o acabamento. O software ITero é atualizado para a versão 1.4
Em fevereiro de 2017, a Invisalign adquire oficialmente o distribuidor no Brasil, iniciando sua inclusão no continente sul-americano.
Em março de 2017, 1 milhão de scanners iTero são realizados em conjunto com um milhão de pacientes adolescentes tratados com o lançamento do avanço mandibular com Invisalign (ITMA)
Em junho de 2017, abre novas instalações para o planejamento de tratamento na China, iniciando assim a descentralização da sede da Costa Rica.
Em novembro de 2017, o número de pacientes 5 milhões é atingido.
A primeira mudança que o Invisalign introduz em 2018, o primeiro dia de janeiro, é um novo design do Invisalign Doctor Site (IDS).