A Ortodontia é um tratamento muito comum na infância. A mudança para a prótese permanente nem sempre ocorre de forma correta: dentes desalinhados (problemas de oclusão), espaços entre os dentes (diastemas), posição incorreta ou mordidas desviadas são comuns neste período. Embora este tratamento possa ser usado em qualquer idade.
A Ortodontia é uma solução bastante eficaz, porém, embora traga grandes vantagens no futuro, os aparelhos ortodônticos causam alguns problemas, principalmente durante o período de adaptação. Nos primeiros dias de tratamento é normal sentir um desconforto que vai desaparecendo com o tempo. Suportes, arcos ou alinhadores colocam pressão na dentadura para mover os dentes para a posição correta. Uma das soluções mais simples é o aparelhos ortodônticos invisalign
Os braquetes se projetam ligeiramente dos dentes e podem causar atrito, especialmente os braquetes convencionais de metal. A fricção que ocorre continuamente na mucosa – lábio interno e bochechas – e na língua pode causar feridas e feridas nos pacientes. A dificuldade para falar também é comum, até que você se acostume com o elemento estranho que entrou em sua boca.
Para acalmar a dor e evitar feridas, recomenda-se o uso de produtos como as ceras ortodônticas, mesmo que o tratamento seja mais agradável. Desta forma, os tecidos bucais serão protegidos e os efeitos do atrito nos braquetes serão minimizados.
Quando usar cera de suporte
Durante o período de adaptação, o paciente sentirá leves dores causadas pela pressão exercida pela ortodontia e desconforto pelo atrito dos braquetes. Esse atrito pode causar ferimentos que, se não forem cuidados, se tornarão graves. O uso de cera é recomendado, principalmente nos primeiros dias, para proteger a mucosa da boca e evitar infecções.
Da mesma forma, após cada revisão em que o aparelho é ajustado, também é conveniente utilizá-lo, pois os suportes irão esfregar em novas áreas.
Outras situações necessárias em que a cera deve ser usada são:
Se a ferida já ocorreu. É necessário usá-lo para que não esfregue na ferida e o resultado possa ser agravado com uma infecção oral.
Se algum suporte saiu. Se o braquete quebrou ou descolou, a cera pode nos ajudar a segurá-lo junto ao dente e não perdê-lo durante a visita ao ortodontista.
Se algum item se destacar. Outros elementos ortodônticos podem produzir o mesmo efeito quando se destacam ou se projetam um pouco. Embora o suporte pelo seu formato pontiagudo seja o que mais incomoda.
Como usar cera de suporte
As ceras ortodônticas são uma solução fácil e eficaz que atuam como um filme protetor da mucosa oral. Têm um sabor agradável e são muito fáceis de colocar.
Antes de manusear, é aconselhável lavar bem as mãos e escovar bem os dentes e ortodontia para evitar que o restante dos alimentos se acumule embaixo causando cáries ou dificultando a aderência. Quando os dentes estiverem limpos e secos, as seguintes etapas serão seguidas:
Pegue uma pequena quantidade de cera e faça uma bola com os dedos. Isso deve ser pequeno.
Em seguida, é pressionado contra o suporte para que se estenda e cubra a área do dente.
Será aplicada uma pequena pressão para que fique bem aderente.
Esta operação será repetida quantas vezes os colchetes precisarem ser cobertos.
As ceras ortodônticas apresentam boa adesão às superfícies metálicas, portanto, não é necessário aplicá-las constantemente nos dentes. Graças às suas propriedades físicas, a cera forma uma fina película protetora que evita que os elementos dos aparelhos com braquetes continuem a esfregar na mucosa da boca.
Recomenda-se retirar a cera antes de comer ou consumir bebidas quentes (como chá, café), pois com o calor esse material derrete e os alimentos podem grudar na cera.