Matt Cutts postou no seu blog um novo vídeo daqueles em que responde a perguntas de usuários, a notícia é que hoje respondeu a uma pergunta que seguramente lhe chega ao seu correio milhares de vezes:
Que mudanças podemos esperar em termos de SEO nos próximos meses?
É óbvio que Matt Cutts não se descai muito, mas desta vez, pelo menos, confirmou que Pinguim 2.0 chegará nas próximas semanas. Sobre as mudanças que trará não foi tão claro, uma vez que as suas recomendações são sempre repetidos pelo Google, ao qual deve ser adicionado a importância das redes sociais, especialmente Google+.
Ainda assim, chegamos a algumas conclusões interessantes:
- Google vai dar ainda mais importância ao conteúdo de alta qualidade, ou seja, aqueles que “os usuários gostam de voltar novamente e novamente.” O que parece é que os visitantes assíduos pode ser uma variável importante no Penguin 2.0.
- Penalização dos links pagos e sites pagos que tentam impulsionar o ranking de outros sites. O de sempre, mas se já foi penalizado alguma coisa da última vez, esta pode ser fatal.
- Mudanças no algoritmo que afetam significativamente o ranking de sites dedicados especialmente ao Spam.
- Pinguim 2.0 irá fazer um trabalho melhor em dar os sites que são claramente uma autoridade em seu setor, com uma classificação mais elevada.
- Também (esta para mim a maior novidade) tentará aliviar as sanções dos sites que foram impostas penalizações com o lançamento do Pinguim 1.0. “Especialmente aos sites que estão em uma área cinzenta, com com sinais positivos terão uma classificação mais elevada.”