O que é certo é que hoje em dia, estamos totalmente dependentes do uso do telemóvel e da internet. Seja por razões de trabalho ou social, estamos em contactos 24 horas por dia, e o que é também certo é que por vezes pagamos uma conta de telecomunicações bem alta.
A situação pode ser outra se seguir os conselhos seguintes neste artigo.
- Não contrate produtos ou serviços que não vai usar
Sabemos que as operadoras de telecomunicações têm uma panóplia de serviços: pacotes com muitos megas (Mb), tarifas fixas ilimitadas, oferecem vários programas e sempre com a melhor tecnologia possível. No entanto, pense bem antes de contratar. Dê valor ao que precisa, e não se deixe levar pelo que não vai usar. Não faça qualquer contrato por insistência.
- Compare as melhores ofertas e preços
Faça uma pesquisa de mercado de acordo com os seus hábitos de consumo. Se nunca vê televisão, porque contratar 150 canais? Pense naquilo que necessita e compare, por exemplo os pacotes NOS com os da Meo.
- Cuidado com os serviços de valor acrescentado
As chamadas efetuadas para os denominados números de valor acrescentado, tais como os 707, têm um impacto na sua fatura de telecomunicações estrondoso. Se verificar que o seu saldo termina “muito rápido”, contacte com a sua companhia e desative todos os serviços que possa ter contratado sem querer. Muitas vezes basta colocar o seu número em qualquer parte de uma página, e subscreve serviços ou jogos sem querer.
- Amplifique o sinal (WI-fi)
Se tem constantemente falhas na cobertura, ou uma fraca velocidade nos downloads, é provavel que não lhe estão a oferecer a velocidade inicial. As causas de mau sinal são várias: roubo da sua Wi-fi, tipo de router entre outros.
Para melhorar o sinal, a solução mais simples e económica é instalar um amplificador de sinal que se liga à corrente elétrica, e recebe o sinal wi-fi do seu router, amplificando a ligação. No lugar onde irá colocá-lo deve haver uma boa ligação: comprove com o seu telemóvel se pelo menos lhe aparecem dois traços de wifi (num total de quatro que pode ter). Não se preocupe com a conta da luz, estes aparelhos não costumam gastar muita eletricidade.
Existem outras possibilidades mais complexas e mais caras também.
- Poupe ao máximo os dados móveis
Por norma, na maior parte das companhias, após esgotados os dados móveis, são taxados um valor extra pela internet adicional consumida.
Atenção: se não tem dados móveis, esqueça as apps e de navegar de maneira ilimitada. A sua conta vai aumentar
Para não pagar mais, as principais companhias permitem ativar a opção de reduzir a velocidade uma vez acabado o pacote, sem custos extra. Não navegará da mesma maneira, mas pelo menos terá acesso ao seu e-mail, por exemplo. Pode ainda ativar um alerta para quado atinja um determinado consumo de megas.
Se já tem poucos dados, e não tem acesso à Wi-fi, evite aplicações de consumo extratemamente alto como o Youtube, e evite partilhar videos e fotos.