Os implantes dentários são, na verdade, a substituição da raiz ou raízes de um dente ausente ou ausente.
Como as raízes dos dentes, os implantes dentários estão localizados dentro do osso maxilar e não são visíveis depois de colocados cirurgicamente.
São usados para fixar coroas, pontes ou próteses e são feitos de titânio, que é leve, forte e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo corpo.
Tipos com base em onde são colocados
Os implantes dentários são fabricados em diferentes tamanhos, alturas e tipos, e podemos diferenciá-los dependendo de onde são colocados em relação ao osso:
Implantes endósseos
Esses implantes são colocados dentro do osso maxilar ou maxilar.
Eles são feitos de titânio e têm a forma de parafuso. Eles são o tipo de implante mais comumente usado.
Implantes subperiosteais
Esses implantes são colocados no osso logo abaixo da gengiva.
Eles consistem em uma estrutura de titânio em forma de borda de osso que é posicionada como uma sela. Este tipo de implante é frequentemente usado em pacientes que não têm osso suficiente na mandíbula e os implantes endosteais não podem ser colocados.
Eles são raramente usados e são indicados apenas em pacientes com maxilares com alta reabsorção óssea.
Implantes zigomáticos
Esses implantes são colocados quando não há osso suficiente na mandíbula superior e as técnicas de regeneração óssea não são possíveis.
Eles são colocados no osso zigomático ou malar, ou seja, nas maçãs do rosto. É o procedimento mais complicado.
Benefícios dos implantes dentários
Se os dentes foram perdidos, uma boa opção de tratamento é a colocação de implantes dentários como o invisalign ( o aparelho dentário invisível). Os implantes dentários ajudam a recuperar a funcionalidade e a estética perdidas ao serem capazes de comer, mastigar, sorrir, falar corretamente e ter uma aparência completamente natural novamente.
Tudo sobre implantes dentários
Um implante dentário é um parafuso que substitui a raiz de um dente quando ele falha. Como as raízes dos dentes, os implantes dentários estão localizados na mandíbula e não são visíveis depois de colocados cirurgicamente.
Eles são usados para apoiar coroas, pontes ou dentaduras e, portanto, reabilitar a ausência de um ou mais dentes.
O material do implante
Os implantes dentários são feitos de titânio, que é um material leve, forte e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo corpo.
O titânio tem a propriedade de se fundir com o osso, propriedade denominada osseointegração, que é a base biológica para o sucesso dos implantes dentários.
Quem pode obter implantes
De modo geral, se você perdeu dentes, sei que é um candidato a implantes dentários. No entanto, uma boa saúde é importante, pois existem algumas condições e doenças que podem afetar o sucesso do tratamento.
Por exemplo, diabetes não controlada, câncer, radiação nas mandíbulas, tabagismo, alcoolismo ou doença periodontal não controlada podem afetar a integração dos implantes com o osso.
Como um implante é colocado
Onde e como os implantes são colocados requer uma avaliação prévia detalhada do sistema estomatognático. Isso exigirá a obtenção de registros, como modelos de estudo de mordida e boca e raios-X, que podem incluir scanners 3D. O planejamento garante que os implantes dentários possam ser colocados na posição correta no osso.
A colocação de implantes dentários requer um procedimento cirúrgico em que são feitos orifícios no osso e, em seguida, os implantes são colocados nesses locais, alcançando o contato íntimo com o osso para que ocorra a osseointegração.
Geralmente, leva de dois a seis meses para que a fusão ocorra com o osso antes que as restaurações finais possam ser colocadas sobre eles.
Como eles devem cuidar de si mesmos
Os implantes requerem manutenção. É importante manter uma boa higiene oral diária, incluindo escovação e uso do fio dental para controlar a placa.
Também é importante visitar regularmente o dentista e o higienista dental, que monitorará o estado dos implantes para garantir que a integridade da osseointegração seja estável e que as coroas, pontes ou dentaduras nos implantes funcionem corretamente.