Se sofre de sensibilidade dentária e dor, se sangra das gengivas então está na hora de visitar o dentista. É certo e sabido que a nossa saúde oral representa um papel vital na nossa saúde em geral. Muitas das doenças do nosso corpo são detectadas através de problemas que surgem na boca. Existem estudos que ligam a pouca saúde oral com a existência de doença cardíaca.
Praticar uma boa higiene oral não só vai manter os seus dentes e gengivas bonitos como vai também mantê-los saudáveis prevenindo o aparecimento de cáries dentárias, gengivite ou outras infeções nas gengivas.
Estes são 4 dos sinais que indicam que está na hora de visitar o seu dentista:
– Sensibilidade dentária
Existem vários factores que levam a que se tenha sensibilidade dentária. Sensibilidade a alimentos frios ou quentes são sinais típicos de esmalte dentário enfraquecido. Mas a melhor maneira de diagnosticar é fazendo um exame periodontal com o seu dentista. No exame, uma micro sonda milimetrada é inserida entre os seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal. Assim o diagnóstico é feito com precisão para que seja feito o melhor tratamento mediante o caso.
– Sangramento e dor nas gengivas
O uso excessivo de fio dental e a escovagem dentária podem levar a que haja um pouco de sangramento das gengivas que não é preocupante. Mas se acontecer um sangramento excessivo a longo prazo acompanhado de dor nas gengivas aí já deve procurar o seu dentista para avaliar a situação pois pode estar perante uma infeção das gengivas. Quando fazemos uma boa higiene oral diária garante que o tártaro não se acumule nos dentes e gengivas. Mas se a nossa higiene for desleixada e não diária o tártaro ao redor dos dentes vai endurecer e levar a sangramento das gengivas, gengivas inflamadas e doridas. Se não for rapidamente tratada pode levar à periodontite que é uma infeção das gengivas mais grave.
– Retração gengival
A doença periodontal, uma escovagem agressiva e até mesmo um fraco atendimento odontológico podem afectar a saúde das suas gengivas. Quando a gengiva retrai começam a formar-se espaços entre os dentes. Nesse espaço vão começar acumular-se bactérias. Se não for rapidamente diagnosticada e tratada o tecido que envolve as gengivas e os dentes vai ficar seriamente danificado.
– Cáries dentárias
São o mais comum dos problemas dentários. Escovar os dentes diariamente ajuda a preveni-las. Se já tem alguma cárie consulte o seu dentista o mais rápido possível para que a cárie não se desenvolva ainda mais evoluindo para algo muito mais grave.