Conheça os tipos de ortodontia e como funcionam seus tratamentos

A ortodontia é uma especialidade odontológica que tem o objetivo de mudar a estética e a funcionalidade do sorriso, podendo corrigir dentes tortos, melhorar a mordida cruzada, fechar o espaço entre os dentes da frente e até melhorar a dicção dos pacientes. Por isso, é importante que se conheça os tipos de ortodontia.

tipos de ortodontia e como funcionam seus tratamentos

Se uma pessoa tem problemas com a sua arcada dentária, notando que ela está entortando, que o sorriso está desalinhado ou que um dente está nascendo em cima do outro, o ideal é que ela procure um ortodontista o mais breve possível.

Isso para que o profissional identifique o problema e suas possíveis causas, indicando o melhor tratamento para a correção do problema.

Um dos procedimentos mais usados é o uso de aparelhos, pois ele consegue consertar a maioria dos problemas na arcada dentária, contribuindo com a estética e a funcionalidade da cavidade oral.

Apesar de muito benéfico, muitas pessoas não se sentem confortáveis de realizar

tal procedimento devido ao impacto estético causado no sorriso.

Por isso, a odontologia desenvolveu formas de amenizar esse problema, como o aparelho ortodontico transparente e o modelo invisível, recuperando a mordida ao mesmo tempo em que a aparência é preservada e aperfeiçoada.

O ortodontista irá trabalhar para garantir um sorriso mais bonito e funcional para o seu paciente.

Assim, o tratamento ortodôntico vai ajudar não só na posição dos dentes, mas também a desenvolver a função adequada da mastigação, deglutição e fala, além de diminuir disfunções na articulação temporomandibular.

Como saber se é necessário realizar o tratamento ortodôntico?

Existem algumas situações que indicam a necessidade de um tratamento ortodôntico, veja quais são:

  • Sobremordida;
  • Mordida cruzada anterior;
  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Desvio de linha mediana;
  • Diastema;
  • Apinhamento.

Tipos de tratamentos para ortodontia

Existem vários tipos de tratamentos ortodônticos para a resolução de problemas estruturais da arcada dentária, seja ela unitária, parcial ou integral.

A ortodontia se baseia, principalmente, em aparelhos que colocam uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares para a readequação posicional do sorriso.

O tipo de aparelho será definido pelo profissional a partir da gravidade do problema do paciente e seus desejos, definindo o tratamento mais adequado para determinada situação.

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o mais comum dentro da ortodontia. Ele consiste em bandas, fios e braquetes.

As bandas são fixadas no entorno de um ou mais dentes e tem função de âncoras para o aparelho, enquanto os braquetes ficam presos na parte externa do dente.

Os fios ficam em forma de arco, passando por entre os braquetes e são ligados às bandas.

O arco é apertado, estimulando a movimentação dental. Assim, os dentes são tracionados, o que faz com que eles se movimentem gradualmente para a posição correta. 

Geralmente, os aparelhos fixos são apertados de mês em mês e o prazo para resultado costuma ocorrer a partir do segundo ano, mas há diferentes prazos que são estabelecidos de acordo com a necessidade do paciente.

O interessante desse tipo de tratamento ortodôntico é que é possível escolher cores para o aparelho, sejam mais vivas ou mesmo tons mais claros, conforme a preferência do paciente.

Aparelho transparente ou estético

O aparelho estético também é voltado para correção da mordida, oferecendo o mesmo tratamento dos aparelhos convencionais, melhorando imperfeições e o mau posicionamento dentário.

Contudo, diferentemente do modelo tradicional, não há uma grande interferência na aparência do paciente, melhorando a sensação de bem-estar e amenizando uma possível resistência ao tratamento.

Existem dois tipos de aparelhos invisíveis: o fixo transparente  e o lingual.

O primeiro tem a mesma estrutura de um aparelho fixo comum, porém seus materiais são transparentes, suavizando o aspecto metálico relacionado ao tratamento.

Já o modelo lingual também tem a estrutura semelhante ao tradicional, sendo que suas técnicas de implantação são distintas, já que o lingual é utilizado na face interna do dente, mantendo contato direto com a língua.

Aparelho fixo especial

O aparelho fixo especial é utilizado para controlar o hábito de chupar o dedo ou contribuir com a melhora da língua presa, podendo apresentar certo desconforto ao paciente.

Mantenedor de espaço fixo

Em casos de perda do dente de leite de forma precoce, um protetor de espaço é colocado para manter o espaço aberto até que o dente permanente apareça.

Esse tratamento é feito por meio de uma banda cimentada ao dente seguinte ao perdido e um fio é estendido no espaço até que o dente permanente nasça.

Aparelhos móveis

Os aparelhos móveis também são usados para fazer movimentações nos dentes e para organizar as funções da boca, como deglutição, mastigação, respiração e fala.

Atualmente, um modelo que pode ser entendido como móvel e que vem se destacando é o modelo de aparelho invisível.

Isso porque além da estrutura removível que facilita os cuidados bucais, esse aparelho é produzido com um molde sob medida da arcada em materiais transparentes, o que acelera o tratamento e reduz o impacto visual.

Portanto, para quem deseja um método de tratamento ortodôntico sem afetar a aparência, o indicado é que se consulte o profissional acerca do aparelho invisível para avaliar a possibilidade de uso.

Apesar desse destaque, existem diversos aparelhos móveis, como:

Niveladores

Os aparelhos móveis niveladores estão sendo usados cada vez mais entre os adultos e servem para mover os dentes da mesma forma que os fixos, porém sem os fios de aço e braquetes.

Esse aparelho nivelador é invisível e pode ser removido no momento em que o paciente queira comer, escovar os dentes ou passar o fio dental.

Mantenedores de espaço móveis

Esse tratamento ortodôntico tem a mesma função que o mantenedor de espaço fixo, mas são feitos com uma base acrílica que é encaixada na mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre os dentes próximos ao espaço aberto.

Aparelhos reposicionadores de mandíbula

Também chamados de talas, os aparelhos reposicionadores de mandíbula são usados no maxilar superior ou na mandíbula. Eles têm a função de exercitar a mandíbula a fechar de forma mais adequada, ajustando a mordida.

Amortecedores

Os amortecedores de lábios e bochechas têm a função de manter os lábios e bochechas afastados dos dentes, evitando mordidas e feridas.

Quando os músculos dos lábios e bochechas fazem uma pressão sobre os dentes e os amortecedores, o amortecedor dá um alívio para a arcada dentária, também minimizando pressões e movimentações.

Expansor palatino

Esse tratamento ortodôntico serve para alargar o arco da mandíbula superior. Ele é feito por meio do uso de uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca.

A pressão externa que é implicada sobre a placa e parafusos força os ossos e tecidos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.

Contentores móveis

Os contentores móveis são colocados no céu da boca e previnem que os dentes retornem à posição inadequada.

Esse tratamento ortodôntico também pode ser utilizado para evitar que a criança chupe o dedo e cause problemas estruturais na arcada dentária futuramente.

Aparelho extrabucal

Esse aparelho consiste em uma faixa que é colocada em volta da parte de trás da cabeça, ligada a um elástico na frente ou um arco facial.

Esse tratamento ortodôntico retarda o crescimento da maxila e mantém a posição dos dentes posteriores, enquanto os inferiores são pressionados para trás.

Procedimentos estéticos

Além dos tratamentos ortodônticos com aparelho, também é possível recorrer a tratamentos estéticos por meio da odontologia.

Assim, com a contribuição dos desenvolvimentos tecnológicos, também criou-se procedimentos para melhorar a aparência do sorriso. Confira os mais procurados nas clínicas odontológicas nos tópicos a seguir:

Lente de contato

As lentes nos dentes consistem em um tratamento voltado para atender quem deseja ter um sorriso mais alinhado, bonito e claro.

Esse procedimento é muito procurado nas clínicas devido a sua praticidade, sendo muito rápido e apresentando um efeito bastante significativo.

As lentes preenchem os espaços entre os dentes, reduzindo diastemas, além de contribuir com um melhor alinhamento e até com o comprimento dental. Sua maior recorrência, no entanto, é quanto a coloração da estrutura, que passa a ser mais harmônica e “brilhante”.

Implante dentário

O implante dentário é indicado para pacientes que perderam ou extraíram o dente e sua raíz, com impossibilidade de utilizar próteses e dentaduras.

Esse procedimento consiste em colocar um pino de titânio no maxilar e tem como objetivo dar apoio para a colocação de uma peça que substituirá o dente nessa estrutura

Geralmente, os pacientes recorrem ao implante dentário quando perdem o dente devido a cáries ou após tratamento inadequado para cáries e periodontite.

Esse procedimento de colocação de prótese sobre implante dentário melhora a mastigação e a harmonia da arcada dentária, sendo considerado estético e funcional. De modo geral, usa-se peças de porcelana para isso.

Clareamento dental

O clareamento dental tem o objetivo de tirar manchas e a coloração amarela do dente. Esse procedimento também é um dos mais famosos nas clínicas odontológicas pela sua praticidade e feito.

Existem dois tipos de procedimentos: o clareamento a laser e o clareamento dental com moldeira.

O primeiro é feito no próprio consultório do dentista, que aplica o gel clareador na arcada dentária e usa o laser para que o clareamento aconteça mais rapidamente, levando em torno de uma hora.

Já o segundo, pode ser feito em casa ou no consultório, ambos com supervisão de um profissional.

Por meio de uma moldeira elaborada a partir da impressora 3D e que deve ser usada diariamente no decorrer de algumas semanas, os géis clareadores agem na estrutura, recuperando a tonalidade/cor dos dentes.

Todos os procedimentos e tratamentos ortodônticos não só devem ser acompanhados por um profissional da área, como também precisam de cuidados com higiene bucal para a manutenção correta, garantindo uma boa saúde bucal e a durabilidade dos tratamentos.

Bookmark the permalink.

About Antonio Alves

Consultor SEO em Portugal Serviço de Publicidade no google e facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.