O bom uso de palavras-chave e a relevância dessas palavras para o negócio do anunciante são alguns factores que
garantem um bom índice de qualidade numa campanha do Google AdWords.
As palavras-chave negativas são essenciais para criar uma lista de palavras-chave bem-sucedida. A adição de uma palavra-chave negativa ao seu grupo de anúncios ou campanha significa que os seus anúncios não vão ser exibidos em consultas de pesquisa que contenham esse termo. Ao filtrar as impressões indesejadas, as palavras-chave negativas podem ajudar a atingir os clientes em potencial mais apropriados, reduzir o CPC (custo por clique) e aumentar o ROI (retorno do seu investimento).
Usar palavras-chave específicas direccionam usuários interessados no produto ou serviço oferecido pelo anunciante.
Entretanto, os usuários podem buscar de forma mais abrangente por um determinado produto. Isso pode ser perigoso para o anunciante, pois as palavras podem ter a mesma grafia e serem utilizadas para fins distintos.
Para exemplificar, vamos supor que um anunciante pretende oferecer soluções de rede para empresas. Este anunciante certamente cadastrará palavras-chave importantes para o seu negócio como:
– redes
– redes de computadores
– soluções de redes
– projetos de redes
– configuração de redes
Porém, de uma forma mais ampla, a palavra-chave ‘redes’ também é usada em outros segmentos de negócios, como:
– redes de pesca
– redes de vôlei
– redes de proteção para apartamentos
Para usuários que buscam por estes termos, redes de computadores não são relevantes. Para um usuário que tem por hobby ou profissão a pescaria, um anúncio com soluções de redes de computadores é desnecessário e provavelmente inútil no momento da busca por redes de pesca.
No exemplo acima, as palavras pesca, vôlei e proteção para apartamentos devem ser cadastradas como palavras-chave negativas na campanha do anunciante.
Portanto, ao criar uma campanha de links patrocinados no Google, é importante planejar de maneira eficiente quais os tipos de negócios que podem vir a prejudicar a campanha e usar essas referências como palavras-chave negativas.
Adicionar uma palavra-chave negativa ao seu grupo de anúncios é como adicionar qualquer outra palavra-chave. A única diferença é que você coloca um sinal de menos (–) antes do termo
O video abaixo apresenta de maneira clara e directa o bom uso de palavras-chave negativas.