As dores de dentes não ficam de quarentena nem sabem manter o distanciamento social, e podem aparecer a qualquer dia e hora. É por isso que mesmo estando a viver um estado de alerta devido à pandemia do Covid-19, podemos ter que nos deslocar ao dentista.
Antes de se deslocar à consulta faça a marcação primeiro. Podem perguntar-lhe acerca da sua saúde e solicitar-lhe informações acerca da mesma.
Enquanto estiver a ser tratado não pode estar de máscara mas em todos os outros momentos mantenha-se com a máscara, enquanto se desloca para e nas instalações e enquanto fala com o seu médico dentista acerca do que o levou até ao consultório. Ao tomar estas medidas impede a libertação de partículas infecciosas para o ar sem saber e também impede que possa respirá-las de outras pessoas.
Lave e higienize as mãos quando chega e quando sai do consultório. Se tiver que tocar em alguma superfície ou tiver que usar a casa de banho, lave e desinfecte as mãos antes e imediatamente depois. Usar luvas pode ser uma opção mas também pode usar lenços de papel como uma “barreira” e não ter de tocar nas superfícies directamente.
Mas não é só o paciente que toma medidas preventivas. Os dentistas são íntimos e pessoais enquanto trabalham na boca; portanto, espera-se que eles usem máscaras e viseiras e equipamentos de protecção enquanto trabalham (incluindo redes de cabelo, protectores faciais, luvas e roupas e trajes de corpo inteiro).
Todos estão a trabalhar e a tomar as medidas necessárias para que os pacientes possam ser atendidos com a segurança necessária.